Resultados do Arsenal
Do ponto de vista dos resultados, o último fim de semana foi quase perfeito para o Arsenal. A equipe comandada por Mikel Arteta conquistou todos os três pontos em casa, ao vencer o West Ham United, e ainda contou com a derrota do Liverpool para o Chelsea, o que deixou os Gunners no topo da tabela da Premier League, em direção à pausa para os jogos internacionais. No entanto, os londrinos nunca parecem ter um fim de semana completamente ideal, pois durante a vitória sobre os Hammers, o capitão Martin Odegaard precisou deixar o campo antes do intervalo devido a uma lesão, marcando a terceira partida consecutiva em que isso acontece.
Lesão de Odegaard
Com a confirmação de que se trata de uma lesão no ligamento colateral medial (MCL), existe uma preocupação real de que o capitão do clube possa ficar fora de ação por vários meses, e não apenas por algumas semanas. Embora a ausência de Odegaard seja, sem dúvida, um revés para o Arsenal, existem várias maneiras pelas quais Arteta pode lidar com essa situação, incluindo a possibilidade de escalar um de seus talentos mais promissores — e não, não se trata de Eberechi Eze.
Alternativas para substituir Odegaard
A boa notícia é que, embora não haja uma solução perfeita para a ausência de Odegaard, Arteta agora possui várias opções para abordar essa questão com o elenco atual.
Por exemplo, mesmo que essa não seja uma opção popular, ele poderia trazer Mikel Merino de volta para a escalação titular, jogando-o em um papel mais ofensivo. O espanhol, embora não seja tão tecnicamente impressionante quanto o norueguês, demonstrou ao longo do último ano que sabe exatamente onde fica o gol.
Em suas 53 aparições pelo Arsenal, o jogador de 29 anos marcou dez gols e forneceu cinco assistências. Desde o início da última temporada, ele anotou seis gols em nove partidas pela seleção da Espanha. Outra alternativa, mais incomum e improvável, seria posicionar Bukayo Saka em uma função mais central.
Antes que protestos surjam, essa não é uma sugestão no sentido de deslocar o jogador da base para a esquerda para abrir espaço para outros atletas na seleção nacional. Em vez disso, essa mudança, em teoria, daria ao inglês muito mais tempo com a bola, permitindo que ele tivesse uma influência ainda maior nos jogos do que já possui atualmente.
Além disso, o jogador de 24 anos já demonstrou habilidade para utilizar ambas as pernas, tem um desempenho melhor ao cortar para dentro a partir das laterais e é, sem dúvida, mais forte do que muitos acreditam. Ele é considerado um dos jogadores mais criativos da equipe, ao lado do maior potencial de gol do time. Em outras palavras, embora seja uma experiência, não há uma razão aparente para que essa abordagem não funcione.
Por fim, Arteta poderia optar por escalar a nova contratação Eze na função de meio-campista mais avançado. Contudo, essa pode ser a escolha que o treinador fará, mas significaria que Gabriel Martinelli ou Leandro Trossard teriam que começar na esquerda, posição em que nenhum deles se destacou nas partidas iniciais desta temporada. Portanto, o treinador deveria manter o ex-jogador do Crystal Palace na esquerda e optar por escalar outro talento excepcional no meio-campo.
Opção para substituir Odegaard
Assim, se Eze vai permanecer na esquerda, Saka na direita e Merino seguir como um substituto impactante, resta uma opção clara para substituir Odegaard: Ethan Nwaneri.
O jovem prodígio da base pode não estar recebendo tanto tempo de jogo quanto alguns esperavam, mas com a ausência do capitão, os próximos meses podem ser a oportunidade perfeita para integrá-lo à escalação titular com regularidade. Além disso, embora o jogador de 18 anos ainda seja considerado inexperiente e possa cometer decisões inadequadas em alguns momentos, seu talento extraordinário é inegável.
Desempenho de Nwaneri
Nwaneri, na temporada 2024/25, teve 37 aparições, acumulando 1378 minutos em campo, marcando nove gols e fornecendo duas assistências. Isso resulta em uma participação em gols a cada 3,36 jogos, ou, mais crucialmente, uma a cada 125,27 minutos.
Além disso, ao contrário de alguns de seus colegas mais experientes, que já foram criticados por jogar de forma excessivamente conservadora no passado, o "fenomenal" prospecto, como o chamou o ex-profissional Stephen Warnock, está sempre buscando jogar a bola para frente ou criar oportunidades de gol. Embora existam diferenças em seus estilos de jogo, essa abordagem audaciosa e ousada deve ser uma das razões pelas quais o treinador o descreveu como "um pouco parecido com Jack Wilshere".
No fim das contas, Arteta possui várias opções para substituir Odegaard na equipe do Arsenal, mas para manter as laterais o mais forte possível, ele deve optar por iniciar Nwaneri.