Início » Spurs podem substituir Kudus ao liberar “um dos melhores jovens talentos da Inglaterra”

Spurs podem substituir Kudus ao liberar “um dos melhores jovens talentos da Inglaterra”

por futebolpress
Spurs podem substituir Kudus ao liberar "um dos melhores jovens talentos da Inglaterra"

Daniel Levy e a Demissão de Ange Postecoglou

O ex-presidente do Tottenham Hotspur, Daniel Levy, tomou a ousada decisão de dispensar o treinador Ange Postecoglou após o clube conquistar a Europa League no final da última temporada. O desempenho decepcionante na Premier League, que resultou em uma 17ª colocação, foi suficiente para custar o emprego do ex-treinador do Celtic, levando à contratação de Thomas Frank como seu substituto.

A Chegada de Thomas Frank

O técnico dinamarquês iniciou sua trajetória à frente dos Lilywhites de maneira bastante promissora, conquistando cinco vitórias, dois empates e sofrendo duas derrotas nas suas primeiras nove partidas. Entretanto, sua insatisfação foi evidente após o empate em 1 a 1 contra o Wolverhampton Wanderers, em que a equipe precisou de um gol de empate marcado por Joao Palhinha nos momentos finais para garantir um ponto.

As Novas Contratações e Mohammed Kudus

Levy apoiou o novo treinador no mercado de transferências, trazendo uma série de novos jogadores, incluindo Palhinha, antes de deixar o clube após o fechamento da janela de transferências de verão. Uma das contratações que tem gerado opiniões divergentes entre os torcedores é o atacante Mohammed Kudus, que se juntou ao Tottenham, vindo do West Ham United, por uma quantia de £55 milhões. A expectativa era que ele contribuísse para o aprimoramento do ataque da equipe.

O Desempenho de Kudus até o Momento

Desde o início de sua carreira no Tottenham, Kudus já mostrou lampejos de qualidade, acumulando três assistências em seis partidas da Premier League até o momento. Um dos destaques de sua passagem pelo clube foi a assistência que ele forneceu para o gol espetacular de Richarlison contra o Burnley na estreia da temporada, onde fez uma rápida mudança de direção para criar espaço e cruzar para o atacante brasileiro. No entanto, suas três assistências foram geradas a partir de apenas uma "grande chance" criada, resultando em um xA (expected assists) de 1,09. Isso indica que ele pode ter tido um pouco de sorte ao acumular o número de assistências que possui até agora.

O lance em que Kudus deu assistência contra o Brighton ilustra essa sorte. O atacante parecia chutar a gol, mas a bola acabou caindo nos pés de Richarlison, que empurrou para dentro da rede a partir de uma curta distância.

Análise Estatística de Kudus

Conforme demonstrado na tabela abaixo, o jogador de £55 milhões teve um desempenho bastante ineficaz nas duas últimas partidas do Tottenham contra Brighton e Wolverhampton, perdendo a posse de bola impressionantes 49 vezes em 180 minutos. Criar apenas três chances para a equipe enquanto perde a bola tantas vezes sugere que Kudus não está entregando a qualidade esperada em suas finalizações, tanto como driblador quanto como criador.

Sua falta de eficácia como artilheiro também é motivo de preocupação. Kudus ainda não marcou um gol a partir de 1,01 xG na Premier League pelo Tottenham, após ter anotado apenas cinco gols de 6,90 xG pelo West Ham na temporada 2024/25, segundo o Sofascore. Portanto, tanto o Tottenham quanto Frank precisam ver mais do atacante em campo e na fase final das jogadas, pois sua atual falta de gols e seu desperdício de posse de bola não são ideais.

A Emergência de Luca Williams-Barnett

Entretanto, o Tottenham conta com um jovem talento em sua academia que pode ter o potencial de substituir o jogador de £55 milhões a médio e longo prazo. Luca Williams-Barnett fez sua estreia pelo time principal contra o Doncaster na Copa da Liga no início deste mês, aos apenas 16 anos, e pode se tornar uma estrela no futebol londrino.

O Potencial de Williams-Barnett

O versátil atacante teve oito minutos de futebol profissional na partida, o que demonstra que ele está na mira de Frank e que fez o suficiente em nível de base para merecer uma chance na equipe principal. O desempenho de Williams-Barnett nas categorias de base tem sido excepcional, indicando que os Lilywhites têm em mãos um grande talento que precisa ser desenvolvido com cuidado. Descrito pelo analista Ben Mattinson como "um dos melhores talentos da Inglaterra em nível juvenil", o jovem começou a campanha de 2025/26 com seis gols e quatro assistências em todas as competições, incluindo um hat-trick pelo U21 contra o Leicester City no início deste mês.

Williams-Barnett atua predominantemente como um número dez, de acordo com o Transfermarkt, mas também tem sido utilizado nas laterais durante sua trajetória nas categorias de base em Londres. O jovem prodígio foi classificado como um "talento puro" com "dribles suaves" pelo olheiro da U23, Antonio Mango. O olheiro Jacek Kulig, por sua vez, elogiou-o como a figura central de uma geração "empolgante" de jovens talentos no Tottenham.

Estatísticas de Williams-Barnett

É fácil entender por que os olheiros estão tão entusiasmados com o potencial de Williams-Barnett ao observar suas estatísticas na tabela abaixo. Desde o início da última temporada, ele tem uma média de um gol ou uma assistência a cada hora de futebol em nível juvenil. Esses números mostram que ele oferece uma ameaça constante, tanto como artilheiro quanto como criador de gols para o Tottenham nas categorias U21 e U18, o que lhe garantiu uma estreia no time principal contra o Doncaster.

A próxima etapa no desenvolvimento de Williams-Barnett é fazer sua estreia na Premier League e demonstrar que pode traduzir sua habilidade ofensiva para o nível profissional. Dado que Kudus ainda não convenceu totalmente na ala direita e que o jovem já atuou pelas laterais nas categorias de base, liberar o talento de 16 anos na ala direita pode ser uma forma de abrir um caminho para sua inclusão na equipe. Não há pressa para que isso aconteça esta semana, no próximo mês ou até mesmo neste ano. Ele completará 17 anos na quarta-feira e ainda tem muito tempo pela frente, mas sua impressionante progressão nas categorias de base sugere que Frank pode ter em mente um substituto para Kudus em formação.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies